• SeMAE investe em tecnologia de ponta

    Tom Dias/AC SeMAE
    Os aparelhos foram obtidos para que o Semae tenha, em definitivo, uma equipe especializada em Controle de Perdas

    O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto adquiriu quatro novos aparelhos Geofones Xmic, que possui tecnologia avançada para a identificação de vazamentos em dutos subterrâneos.

    Os aparelhos foram obtidos para que a Autarquia tenha, em definitivo, uma Equipe Especializada em Controle de Perdas. Toda perda no abastecimento de água é caracterizada por meio da diferença do volume de água tratada, colocada à disposição para a população, e o registrado nos hidrômetros dos consumidores finais.

    Entre as Autarquias, o SeMAE irá se tornar pioneiro em nossa região após a implantação completa dessa Equipe que estuda, fiscaliza, detecta vazamentos e elabora soluções, a fim de evitar a perda d’água durante o deslocamento da mesma até o consumidor.

    O investimento com a aquisição dos quatro aparelhos foi de R$ 36 mil. O Geofone Xmic é um equipamento ultramoderno, que reúne todas as qualidades dos geofones eletrônicos disponíveis no mercado, o que o caracteriza como um aparelho bastante sofisticado. 

    O supervisor da Equipe, Luís Fernando Quintino da Silva, ressaltou a importância do investimento. “Localizar fugas nos sistemas subterrâneos é um processo minucioso. Muitas delas se dispersam no solo antes de atingir a superfície. Esses novos aparelhos nos auxiliam na hora de detectar os vazamentos, evitando maiores desgastes na rede”, afirmou o supervisor do SeMAE.  

    Os técnicos que irão operar o aparelho receberam capacitação na cidade de São Paulo. E após o treinamento, os responsáveis pela Equipe, conheceram o novíssimo Correlacionador de Ruídos, que será a nova aquisição do SeMAE para a Equipe de Controle de Perdas.

    “A implantação pioneira dessa Equipe vai colaborar diretamente na prevenção de vazamentos de água potável e, consequentemente, vai melhorar o abastecimento de nossas redes. Essas melhorias constantes, são necessárias para que possamos prestar um serviço com qualidade e eficiência para toda a população”, afirmou o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.