• SAEMA Reduz volume de água tratada usando Geofone para localizar vazamentos

    Água Perdida, Desperdício de Água

     

     

    O SAEMA conseguiu reduzir a sua produção em 4% de Dezembro/11 para Janeiro/12. Traduzindo isto em valores, representa uma redução de custo de cerca de R$ 36.000,00, graças à pesquisa de fugas intensivas que foi implementada a partir de Novembro/2011 quando foi adquirido um Geofone eletrônico modelo XMIC.

     

    Uma equipe treinada e dedicada exclusivamente à pesquisa de fugas para encontrar pontos de vazamentos resultou na localização de mais de 40 vazamentos ao longo deste período. 

     

    Como se pode notar, o investimento no geofone e na formação da equipe já foi totalmente amortizado.

    A cada dia, enormes volumes de água potável são perdidos através de vazamentos, a água que já foi captada, tratada e limpa para beber - literalmente - despejando recursos tempo e dinheiro valioso para o ralo.

    Localizar fugas em sistemas subterrâneos pode ser um processo muito dispendioso e demorado. Muitas fugas dispersam no solo antes da água atingir a superfície, e mesmo quando a água se torna visível acima do solo pode ser, nem de longe, o vazamento real. Se deixados sem serem detectados, os vazamentos podem rapidamente tornar-se altamente destrutivos e muito caros para consertar.